Temos o imóvel certo para você!
Scroll Down

Notícias

Quais cuidados devo ter ao comprar um imóvel?

Postada em 03/02/2022 às 16:54:02
Quais cuidados devo ter ao comprar um imóvel?

Adquirir um imóvel é um sonho na vida de muitas pessoas e um enorme passo. Apesar de ser tão bom, algumas pessoas que nunca compraram casa acabam ficando perdidas no meio de tantos detalhes.

Se você se pergunta "quais os cuidados que devo ter ao comprar imóvel" você veio ao lugar certo. É nesse artigo que iremos detalhar os cuidados e as documentações necessárias para comprar um imóvel. Confira o nosso artigo!

Na hora de comprar um imóvel

Para evitar as dores de cabeça, você tem que ter alguns cuidados no momento de comprar a sua casa. Verificar todos os documentos, chegar às condições deste imóvel e pensar bem nas características dele que se encaixam na sua necessidade é ideal. Veja algumas dicas primordiais para não se arrepender depois. Outro detalhe é sempre ter uma corretora de imóveis especialista e de confiança a qual você possa pedir ajuda nessas etapas.

Pense nas suas necessidades

A primeira decisão é pensar muito na sua necessidade. Defina antes de ir procurar uma cada o que você e quem convive contigo precisa para viver tranquilo e com conforto. Você precisa de muito espaço? Qual o tipo de imóvel que atende às suas necessidades? Todas essas e outras perguntas precisam ser respondidas para você ter uma noção maior do tipo de imóvel que vai comprar. E mais uma vez reforço a necessidade de contratar uma corretora de imóveis especialista e de confiança.

Pense na localização do imóvel

A primeira coisa a fazer antes de decidir é avaliar sua rotina.

Aracaju possui bairros estruturados, com acesso às principais vias, mas avaliar as distâncias que percorremos diariamente é ideal para uma boa decisão.

Faça um roteiro das distâncias entre os bairros que pensa em morar com os locais de trabalho e estudo dos membros da família. Outra recomendação é saber se nas proximidades do bairro escolhido tem padarias, farmácias, supermercados e demais locais de seu interesse.

Um imóvel bem localizado com certeza é um fator determinante. Se o bairro em questão ficar em um local com muita estrutura isso significa que o valor vai ser mais alto, mas a qualidade de vida também será alta.

Analise a estrutura do imóvel

Quando falamos de imóveis usados, ou seja, aqueles que já eram ocupados antes de você, é muito importante ficar mais atento em relação à estrutura desse imóvel. Verifique as instalações elétricas, hidráulicas e toda a condição dos acabamentos e pisos.

Preste muita atenção também aos fatores como luminosidade, ventilação e espaço para que a sua casa entregue o conforto ideal. Se o imóvel for de condomínio, faça uma avaliação das áreas comuns, como a piscina, o salão de festas, a academia e outras partes do local. Se você não ter conhecimento necessário, peça a ajuda de uma imobiliária de credibilidade.

Verifique a documentação do imóvel

Se você não quer encontrar nenhuma surpresa depois de comprar o imóvel, preste bastante atenção nos documentos da casa e do dono, que precisam ser analisados por uma imobiliária de confiança. Toda a análise serve para ter uma garantia de acordo junto entre ambas as partes e evitar, dessa forma, qualquer entrave na hora de fechar o acordo.

A lista dos documentos pode acabar variando em relação ao tipo de imóvel que está sendo comprado e se quem vende é PF ou PJ. Porém, como já ressaltamos, para não ter riscos e acabar fechando um péssimo negócio, peça a ajuda de imobiliária confiável.

Analise o contrato de compra e venda

Após ter tomado todas as cautelas anteriores, chegou o momento de fechar negócio. É nesse momento que se torna imprescindível a análise com cautela do contrato da compra e venda desse imóvel.

Você deve ler com muita atenção todos os tópicos e verificar se tudo o que foi combinado nessa negociação está acordando com o que tem no documento. Peça o auxílio de uma imobiliária confiável também nessa etapa.

Faça um planejamento financeiro

É necessário ter uma reserva para o registro, a escritura e também para as taxas do cartório. Geralmente, o custo corresponde a 5% de todo o valor da compra deste imóvel. Essa porcentagem é bem variável pois as taxas são estaduais e municipais, e o valor oscila muito a depender do preço do imóvel.

Esses são os principais pontos a serem considerados antes de investir em um imóvel. Eles são importantes, por isso leve todos em consideração no momento da busca por um novo lar.

Agora que você já sabe como comprar um imóvel e está pronto para escolher o seu coloco-me a disposição para lhe auxiliar nessa trajetória.

 

Fonte: Dorilene Barros

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Mensagem Online
Chame-me no Whats